Tri Devi
Navaratri ou Dásara - Homenagem ao Aspecto Feminino da Divindade
Deus se manifesta de muitas maneiras, e uma das mais belas é o aspecto Mãe, que representa o Poder Divino atuando na Criação (como Natureza) e é reverenciado em todas as culturas, com diferentes nomes e formas.
Na tradição hindu, a Mãe Divina, ou Shakti (energia feminina), é considerada a eterna consorte do aspecto masculino de Deus e se apresenta com três formas principais: Durga, a deusa da Destruição; Lakshmi, a deusa da Prosperidade; e Saraswati, a deusa do Conhecimento. Elas representam as três qualidades da Natureza: Tamas, a inércia ou ignorância; Rajas, a atividade ou paixão; Sattva, o equilíbrio ou pureza.
Durante o Festival de Navaratri (Nava = nove, ratri = noite) ou Dasara (adoração às 3 Devis ou Deusas), que ocorre na época que, para nós, corresponde aos meses de setembro e outubro, estas três formas da Deusa são reverenciadas.
As nove noites se dividem em períodos de três, durante os quais se invoca a cada uma das três Deusas. O objetivo é fazer com que nos lembremos de que é possível purificar os 3 aspectos que elas representam, conseguindo, assim, atravessar a "noite da ignorância".
Durante este período, realizam-se rituais védicos de adoração. Em muitos Ashrams na Índia os mais destacados eruditos e sacerdotes se reúnem para oficiar os rituais (Yajnas).
A Shakti original ou Adi Shakti está além da compreensão humana. Bhagavan Krishna diz no Bhagavad-gita: “Isto é apenas Minha natureza inferior. Além disto está a Minha natureza superior, o princípio da vida o qual sustenta o universo”.Os Upanishads também dizem: “O Supremo poder de Deus está manifestado em vários modos. Este poder é natural de Deus, manifestando-se como conhecimento, força e energia”.Aproxime-se d'Ela com amor e abra o coração. Revele o seu coração para Ele com franqueza e humildade. Seja uma criança simples. Mate sem piedade os inimigos como o egoísmo, astúcia, luxúria e desonestidade. Faça uma total e dedicada auto-rendição para Ela. Cante Suas glórias. Repita o Seu Nome. Adore-A com fé e firme devocao. Realize uma adoração especial no Navaratri.
Navaratri é a ocasião mais adequada para fazer intensas práticas espirituais. Estes nove dias são muito sagrados para a Mãe divina. Mergulhe pessoalmente na Sua adoração; pratique intensa repetição do Nome Divino, tendo uma cota regular de repetições por dia, e um certo número de horas gastas nisso.
O estudo de qualquer ciência é iniciado neste dia altamente auspicioso. Ele foi o dia em que Arjuna adorou Devi, antes de começar a batalha contra os Kauravas, no campo de Kurukshetra. Sri Rama adorou Durga na época de lugar com Ravana, evocando-A para ajudar na guerra. Estes dias foram os dias que precedem o dia Vijaya Dasami. Eles lutaram e receberam a vitória através da Sua graça.
Três Dias de Adoração a Durga
Nos primeiros três dias do Festival, adora-se Durga (a Invencível), pedindo-Lhe que destrua, sem piedade, tudo aquilo que nos impede de ter uma vida de pureza e uma atitude mental adequada à compreensão do ensinamento espiritual.
Maha Durga (a grande Durga) é a Shakti (energia feminina ou consorte) do Senhor Shiva, aquele que corresponde ao terceiro aspecto da Trimurti (Trindade Hindu) e representa os aspecto Destruidor/Transformador de Deus. Sendo assim, ela manifesta o poder destruidor de Shiva, que é a característica da Guna (qualidade) tamásica, representada pela cor preta.
Durga vence a escuridão, destruindo a ignorância para que a transformação possa ocorrer.
Segundo contam os Puranas (antigos textos hindus), esta Shakti surge inicialmente como Umá (literalmente, a 'graça' da matéria). Ela é filha de Daksha (o hábil) e Virani (a heróica) e nasce predestinada a se casar com Shiva. Por diversos motivos, o casamento não pode ser concretizado e, desesperada, Umá se atira ao fogo sacrificial durante um grande ritual realizado por seu pai. Neste momento, ela converte-se em Sati (literalmente, 'fidelidade'), garantindo sua união eterna com o Senhor Supremo. Segundo a tradição hindu, esta passagem tem um belo significado: Umá representa a mente, que antes de se entregar a Deus precisa ser totalmente purificada.
Parvati
Outra forma desta deusa é conhecida como Parvati, a filha de Himavat (o rei dos Himalaias). Ela é a reencarnação de Umá-Sati e torna-se a consorte do Senhor Shiva. Os dois têm como filhos Sri Ganesha e Karttikeia (Subramaniam).
Durga ou Durgue é o aspecto guerreiro de Parvati. Conta-se que ela foi gerada pela ira dos Deuses, que a criaram para destruir o Asura (demônio) Durg ou Nakasura Durg (o invencível, do qual deriva o nome da deusa), que com sua ira, luxúria, cobiça e ódio, estava destruindo o mundo.
Algumas fontes dizem que, após ter sido derrotado por ela em uma luta sangrenta, ele ressurge na forma do Asura Mahisa (grande búfalo), que ela destrói, na maior de suas lutas. Nesta batalha, ela assume seu aspecto de Kali (a negra) e aparece coberta de sangue. É dito que cada vez que ela feria o Asura, seu sangue caía no solo e dele nascia um novo demônio. Por isso, nas ilustrações, podemos vê-la com a língua para fora, bebendo as gotas do sangue de Mahisa para impedir que elas toquem a terra. Esta passagem simboliza que devemos estar sempre atentos aos nossos hábitos e características negativas, pois quando pensamos que eles foram destruídos, os mesmos retornam multiplicados.
Algumas fontes dizem que, após ter sido derrotado por ela em uma luta sangrenta, ele ressurge na forma do Asura Mahisa (grande búfalo), que ela destrói, na maior de suas lutas. Nesta batalha, ela assume seu aspecto de Kali (a negra) e aparece coberta de sangue. É dito que cada vez que ela feria o Asura, seu sangue caía no solo e dele nascia um novo demônio. Por isso, nas ilustrações, podemos vê-la com a língua para fora, bebendo as gotas do sangue de Mahisa para impedir que elas toquem a terra. Esta passagem simboliza que devemos estar sempre atentos aos nossos hábitos e características negativas, pois quando pensamos que eles foram destruídos, os mesmos retornam multiplicados.
Kali
Em outras versões, em seu aspecto de Maha Kali (a grande Kali) ela mostra a língua em sinal de vergonha ou arrependimento por haver passado sobre o corpo de Shiva, envaidecida por sua vitória. A forma de Kali se diferencia da de Durga por seu saiote de braços, que representa o corte de nossos apegos e por uma guirlanda de crânios, que simboliza o eliminação do ego.
Sri Durga representa a pureza da ação. Ela enfrenta e vence os vícios que surgem na mente do homem. Seu corpo, que apresenta um grande número de braços, é o meio com o qual ela executa a ação correta, capaz de destruir o mal.
Conta-se que os vários braços foram aparecendo durante a luta, pois os Deuses apoiavam sua ação enviando-lhe suas armas. Assim, Durga é vista portando sabres, lanças e maças, com os quais enfrenta os demônios. Isto significa que quando o devoto se entrega à batalha por sua elevação, Deus lhe dá as armas necessárias para enfrentar todas as dificuldades.
Como a cada deidade hindu corresponde um animal que lhe serve de veículo, Durga aparece montada sobre um tigre ou um leão, animais de grande firmeza e rapidez de ação. Eles também representam nossos instintos inferiores, dominados e colocados a serviço da Deusa, que "monta" sobre eles.
Três Dias de Adoração a Sri Lakshmi
O segundo período de três dias é dedicado à adoração de Lakshmi, para que Ela nos ajude a desenvolver e manter as nossas riquezas interiores, as qualidades que facilitam nossa caminhada rumo ao auto-conhecimento.
MahaLakshmi (a grande Lakshmi) ou Sri Lakshmi (literalmente, "marca"), é a Devi que corresponde ao Senhor Vishnu, o aspecto Preservador/Conservador da Trimurti. Como sua Shakti (energia feminina), ela representa a qualidade rajásica (atividade), necessária para garantir a preservação da Criação.
Lakshmi simboliza o poder do pensamento purificado e é a encarnação do amor e da misericórdia, por isso, o órgão que a representa é o coração e sua cor é o vermelho. Ela provê o Jiva (indivíduo) de suas maiores riquezas: pureza, generosidade e prosperidade. Isto vai além das riquezas materiais, pois a maior riqueza é o Conhecimento Supremo, que só pode ser obtido através do cultivo dos Valores Espirituais.
Como Shakti do Senhor Vishnu, ela o acompanha em suas encarnações como Avatar, tomando a forma feminina que lhe é correspondente, como Sita (consorte de Rama) e Rukmini (consorte de Krishna).
Geralmente, é representada com quatro braços. Os posteriores portam em suas mãos flores de lótus (símbolo do Conhecimento) e os anteriores mostram mãos doadoras de pepitas de ouro que simbolizam a riqueza espiritual.
MahaLakshmi (a grande Lakshmi) ou Sri Lakshmi (literalmente, "marca"), é a Devi que corresponde ao Senhor Vishnu, o aspecto Preservador/Conservador da Trimurti. Como sua Shakti (energia feminina), ela representa a qualidade rajásica (atividade), necessária para garantir a preservação da Criação.
Lakshmi simboliza o poder do pensamento purificado e é a encarnação do amor e da misericórdia, por isso, o órgão que a representa é o coração e sua cor é o vermelho. Ela provê o Jiva (indivíduo) de suas maiores riquezas: pureza, generosidade e prosperidade. Isto vai além das riquezas materiais, pois a maior riqueza é o Conhecimento Supremo, que só pode ser obtido através do cultivo dos Valores Espirituais.
Como Shakti do Senhor Vishnu, ela o acompanha em suas encarnações como Avatar, tomando a forma feminina que lhe é correspondente, como Sita (consorte de Rama) e Rukmini (consorte de Krishna).
Geralmente, é representada com quatro braços. Os posteriores portam em suas mãos flores de lótus (símbolo do Conhecimento) e os anteriores mostram mãos doadoras de pepitas de ouro que simbolizam a riqueza espiritual.
Três Dias de Adoração a Sri Saraswati
Nos três últimos dias do festival, a Mãe Divina é cultuada como Saraswati, pois, somente após termos destruído o demônio do ego e cultivado os valores espirituais, mantendo-os em nosso coração como a maior das riquezas, podemos obter a bênção do Conhecimento e alcançar a compreensão final de nossa unidade com o Absoluto.
Saraswati (literalmente, "aquela que flui") é a consorte do Senhor Brahma, o aspecto Criador da trindade hindu. Como sua Shakti, ela simboliza as qualidades sátvicas (equilíbrio – pureza), necessárias à Sabedoria. Por isso, ela é representada pela cor branca. Sarasvati também simboliza a boca e a pureza da fala (que confere poder à palavra proferida).
Sarasvati é considerada a Deusa das Ciências, das artes e da Sabedoria. É dito que ela mora na ponta da língua dos sábios, de onde flui como um rio, na forma de palavras puras que difundem o conhecimento espiritual.
Geralmente, é representada de pé ou sentada sobre um grande lótus (símbolo do conhecimento). Em seus 4 braços podemos ver os seguintes atributos:
- A vina: instrumento musical que representa o som do OM;
- Um livro: que representa os 4 Vedas (escrituras hindus);
- Um japamala: o rosário hindu que simboliza a disciplina da repetição do Nome de Deus;
- Um lótus: novamente representando o conhecimento.
Seu veículo é um cisne mitológico (Hamsa), que simboliza o discernimento. Algumas vezes a vemos acompanhada de um pavão (vaidade), mostrando que ela dominou o orgulho oriundo do conhecimento mundano.
Décimo Dia - Vijaya Dasami ou Dia da Vitória
O ponto culminante do Festival acontece no décimo dia, conhecido como Vijaya Dasami (Dia da Vitória). Ele indica que o êxito da Realização é possível para todo aquele que verdadeiramente se dispõe a enfrentar e destruir a escuridão da ignorância, na qual o homem comum se encontra imerso.
Sai Baba nos explica como este processo se manifesta no homem:
"Para adquirir a graça do Senhor, deve-se ter pureza de coração, pureza na fala e pureza na ação. Esta pureza tríplice é descrita na linguagem de Vedanta (ensinamentos contidos na parte final das escrituras hindus conhecidas como Vedas) como Tripurasundari. Lakshmi, que é a incorporação de toda a Prosperidade, é representada pelo coração. A boca representa Saraswati. A pureza na Ação é representada por Durga. A observância da celebração de Navaratri é para livrar o homem da escuridão em que ele se envolve, através do cultivo da tríplice pureza de pensamento, palavra e ação."
Com a aquisição desta tríplice pureza, a batalha simbolizada nas nove noites chega ao fim, trazendo a Iluminação. Assim, o indivíduo alcança o Conhecimento de sua Unidade com Deus.
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