Holi Festival no Brasil
Prem Baba no Holi Festival
Holi Festival na Índia - a Tradição
Existem muitas histórias sobre a origem do festival Holi. A mais conhecida é que Holi marca o dia em que o devoto do Senhor Vishnu, Bhakta Prahalad, sentado no colo do demônio Holika, foi salvo do fogo por Brahma. Outras estórias referem-se à morte do demônio Putana às mãos do Senhor Krishna e à queima de Hoda, um demônio.
Origens
Prahalad foi o filho do Rei Hiranyakashyap.
O egoísta Hiranyakashyap não acredita em Deus; na verdade ele acreditava ser ele próprio o todo poderoso, superior até a Deus, então perseguia todos aqueles que se envolviam em atividades espirituais. No entanto, o jovem Prahalad tinha imensa fé no Senhor Vishnu. Hiranyakashyap tentou dissuadir seu filho da oração para o Senhor Vishnu. Quando Prahalad recusou, o rei recorreu a vários métodos desumanos para matar seu filho.
Todas as tentativas e métodos falharam, então o rei pediu a sua irmã Holika para ajudá-lo. Holika foi abençoada por Brahma e possuía um cobertor com o qual não podia ser consumida pelo fogo. Holika envolveu-se sozinha com o cobertor e, em seguida, tomou Prahalad em seu colo e sentou em uma fogueira. Pelo uso abusivo, Brahma fez com que o cobertor voasse e envolvesse Prahalad. Assim Holika foi queimada até virar cinzas enquanto.
Desde então, as pessoas brincam com as cores celebrando o triunfo do bem sobre o mal.

Ele inicia nos dez dias antes da lua cheia do mês de Phalgun (Fevereiro-Março), mas é usualmente observado apenas nos últimos três dias, terminando com a lua cheia. Este é o festival da primavera dos Hindus. Na estação da primavera todas as árvores são decoradas com flores de aroma doce. Todos elas proclamam a glória e a eterna beleza de Deus. Elas inspiram a você com alegria, felicidade e nova vida, o impulsionam para a busca do criador e a divindade interior, que está escondida dentro destas formas.
Holi é conhecido pelo nome de Kamadahana no sul da Índia, é o dia no qual o Cupido foi queimado pelo Senhor Shiva.
Festivais como Holi possuem seu próprio valor espiritual. Aparte dos vários entretenimentos, eles desenvolvem fé em Deus se forem propriamente observados.


A pura e inocente dança de Krishna com as alegres vaqueirinhas – as Gopis de Vrindavana – é comemorado. Os devotos cantam o Nome de Shri Krishna e cantam canções Holi, contando as danças do pequeno Krishna com as Gopis


Holi, também, significa “sacrifício”. Queime todas as impurezas da mente tais como o egoísmo, vaidade e luxúria, através do fogo da devoção e do conhecimento. Acenda o amor cósmico, misericórdia, generosidade, abnegação, verdade e pureza através do fogo da prática do Yoga. Este é o real espírito de Holi. Erga-se por sobre a lama da estupidez e dos absurdos e mergulhe profundamente no oceano da divindade.


pesquisado por: Sachcha.Seva
fonte: internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário