Holi Festival no Brasil
Prem Baba no Holi Festival
Holi Festival na Índia - a Tradição
Existem muitas histórias sobre a origem do festival Holi. A mais conhecida é que Holi marca o dia em que o devoto do Senhor Vishnu, Bhakta Prahalad, sentado no colo do demônio Holika, foi salvo do fogo por Brahma. Outras estórias referem-se à morte do demônio Putana às mãos do Senhor Krishna e à queima de Hoda, um demônio.
Origens
Prahalad foi o filho do Rei Hiranyakashyap.
O egoísta Hiranyakashyap não acredita em Deus; na verdade ele acreditava ser ele próprio o todo poderoso, superior até a Deus, então perseguia todos aqueles que se envolviam em atividades espirituais. No entanto, o jovem Prahalad tinha imensa fé no Senhor Vishnu. Hiranyakashyap tentou dissuadir seu filho da oração para o Senhor Vishnu. Quando Prahalad recusou, o rei recorreu a vários métodos desumanos para matar seu filho.
Todas as tentativas e métodos falharam, então o rei pediu a sua irmã Holika para ajudá-lo. Holika foi abençoada por Brahma e possuía um cobertor com o qual não podia ser consumida pelo fogo. Holika envolveu-se sozinha com o cobertor e, em seguida, tomou Prahalad em seu colo e sentou em uma fogueira. Pelo uso abusivo, Brahma fez com que o cobertor voasse e envolvesse Prahalad. Assim Holika foi queimada até virar cinzas enquanto.
Desde então, as pessoas brincam com as cores celebrando o triunfo do bem sobre o mal.
Ele inicia nos dez dias antes da lua cheia do mês de Phalgun (Fevereiro-Março), mas é usualmente observado apenas nos últimos três dias, terminando com a lua cheia. Este é o festival da primavera dos Hindus. Na estação da primavera todas as árvores são decoradas com flores de aroma doce. Todos elas proclamam a glória e a eterna beleza de Deus. Elas inspiram a você com alegria, felicidade e nova vida, o impulsionam para a busca do criador e a divindade interior, que está escondida dentro destas formas.
Holi é conhecido pelo nome de Kamadahana no sul da Índia, é o dia no qual o Cupido foi queimado pelo Senhor Shiva.
Festivais como Holi possuem seu próprio valor espiritual. Aparte dos vários entretenimentos, eles desenvolvem fé em Deus se forem propriamente observados.
Os elementos religiosos do festival de Holi consite de adorar o Senhor Krishna. Em alguns lugares ele é chamado de Dol Yatra. A palavra “dol”, literalmente, significa “um balanço”. Uma imagem de Shri Krishna, como um bebê, é colocada num pequeno berço-balanço, decorado com flores, sendo pintado com pós coloridos.
A pura e inocente dança de Krishna com as alegres vaqueirinhas – as Gopis de Vrindavana – é comemorado. Os devotos cantam o Nome de Shri Krishna e cantam canções Holi, contando as danças do pequeno Krishna com as GopisOs elementos sociais durante o Holi são unidos e abraçados tanto pelo grande como pelo pequeno, pelo rico e pelo pobre. Ele reúne os iguais. O festival nos ensina: “deixe a morte enterrar a morte”. Deve-se esquecer às coisas difíceis do ano e iniciar um novo ano com sentimento de amor, simpatia, cooperação e igualdade para com todos. Devemos tentar sentir esta unificação ou unidade com o Ser também.
Holi, também, significa “sacrifício”. Queime todas as impurezas da mente tais como o egoísmo, vaidade e luxúria, através do fogo da devoção e do conhecimento. Acenda o amor cósmico, misericórdia, generosidade, abnegação, verdade e pureza através do fogo da prática do Yoga. Este é o real espírito de Holi. Erga-se por sobre a lama da estupidez e dos absurdos e mergulhe profundamente no oceano da divindade.
Holi nos chama para sempre mantermos acesa a chama do amor por Deus em nossos corações. A iluminação interior é o verdadeiro Holi. A estação da primavera é a manifestação do Senhor, de acordo com o Bhavavad-gita. é dito que Holi está no Seu coração (de Krishna).
pesquisado por: Sachcha.Seva
fonte: internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário